.: O BALANÇO DA AULA :.
Hoje conhecemos oficialmente os projectos que existem na disciplina: cada grupo falou das suas intenções, mostrando o logotipo, o blog de projecto e os blogs individuais. Estão todos de parabéns! Estão no caminho certo...
ASPECTOS A MELHORAR NO BLOG
- Inserir contador de visitas (basta pesquisarem na net um contador que gostem e inserir o código HTML desse contador na mini aplicação HTML)
- No BLOG DE GRUPO coloquem no cabeçalho/de lado uma breve apresentação do Projecto, com o respectivo e-mail e logo. Não esquecer de colocar os links para os blogs individuais de cada membro do grupo.
- RIGOR NA EXPRESSÃO ESCRITA E NA ORTOGRAFIA...afinal são pré-universitários...
- Os BLOGS INDIVIDUAIS devem fazer referência ao projecto a que pertencem.
- Deve existir um bom contraste entre o fundo e a cor do texto, dos links, etc
- Esforçem-se para que os vossos blogs sejam organizados, objectivos, coerentes e apelativos, vantagem: Quem visitar o vosso blog pela primeira vez...terá certamente vontade de permanecer e visitar vez após vez!!!
DOSSIER DE PROJECTO:
- O Dossier deve descrever ao pormenor o processo de desenvolvimento do projecto, apresentando informação rigorosa e pertinente das várias fases de projecto.
- Não se resume à recolha de materiais produzidos:inclui os registos das diferentes evoluções, crises e desenvolvimentos do projecto.
- Deve ser limpo, organizado, de fácil consulta, apelativo e profissional.
- O texto dos documentos deve ter entre tamanho 10 a 12 e deve estar justificado.
- Cada documento/folha deve fazer menção ao projecto a que pertence (através de cabeçalho/rodapé, whatever)
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO
- Breifing do projecto (identificação da escola, disciplina, professor, tema, blog de grupo, elementos do grupo, blogs individuais, sumário do projecto)
- Planeamento/Anteprojecto (planificar o que fazer para cada período, FUNDAMENTAR devidamente as várias intenções e opções)
- Especificação dos objectivos parciais.
- Listar estratégias que permitam atingir os objectivos enunciados.
- Identificar e/ou antever possíveis obstáculos.
- Recursos necessários (equipamento/software).
- Competências a desenvolver.
- Contactos a realizar.
- etc - Desenvolvimento
- Cópias dos contactos realizados (e-mails, contactos telefónicos, fax's, etc.)
- Entrevistas/inquéritos
- Reformulações ao projecto
- Soluções encontradas perante imprevistos
- Actividades realizadas
- Trabalho de Campo
- etc. - Finalização
- Balanço do ano
- Divulgação do projecto
- Preparação da exposição final
- Relatório final
- Apresentação final à comunidade escolar e afins.