.: O BALANÇO DA AULA :.
Hoje conhecemos oficialmente os projectos que existem na disciplina: cada grupo falou das suas intenções, mostrando o logotipo, o blog de projecto e os blogs individuais. Estão todos de parabéns! Estão no caminho certo...

ASPECTOS A MELHORAR NO BLOG
  • Inserir contador de visitas (basta pesquisarem na net um contador que gostem e inserir o código HTML desse contador na mini aplicação HTML)
  • No BLOG DE GRUPO coloquem no cabeçalho/de lado uma breve apresentação do Projecto, com o respectivo e-mail e logo. Não esquecer de colocar os links para os blogs individuais de cada membro do grupo.











  • RIGOR NA EXPRESSÃO ESCRITA E NA ORTOGRAFIA...afinal são pré-universitários...
  • Os BLOGS INDIVIDUAIS devem fazer referência ao projecto a que pertencem.
  • Deve existir um bom contraste entre o fundo e a cor do texto, dos links, etc
  • Esforçem-se para que os vossos blogs sejam organizados, objectivos, coerentes e apelativos, vantagem: Quem visitar o vosso blog pela primeira vez...terá certamente vontade de permanecer e visitar vez após vez!!!

DOSSIER DE PROJECTO:

  • O Dossier deve descrever ao pormenor o processo de desenvolvimento do projecto, apresentando informação rigorosa e pertinente das várias fases de projecto.
  • Não se resume à recolha de materiais produzidos:inclui os registos das diferentes evoluções, crises e desenvolvimentos do projecto.
  • Deve ser limpo, organizado, de fácil consulta, apelativo e profissional.
  • O texto dos documentos deve ter entre tamanho 10 a 12 e deve estar justificado.
  • Cada documento/folha deve fazer menção ao projecto a que pertence (através de cabeçalho/rodapé, whatever)

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO

  • Breifing do projecto (identificação da escola, disciplina, professor, tema, blog de grupo, elementos do grupo, blogs individuais, sumário do projecto)
  • Planeamento/Anteprojecto (planificar o que fazer para cada período, FUNDAMENTAR devidamente as várias intenções e opções)
    - Especificação dos objectivos parciais.
    - Listar estratégias que permitam atingir os objectivos enunciados.
    - Identificar e/ou antever possíveis obstáculos.
    - Recursos necessários (equipamento/software).
    - Competências a desenvolver.
    - Contactos a realizar.
    - etc
  • Desenvolvimento
    - Cópias dos contactos realizados (e-mails, contactos telefónicos, fax's, etc.)
    - Entrevistas/inquéritos
    - Reformulações ao projecto
    - Soluções encontradas perante imprevistos
    - Actividades realizadas
    - Trabalho de Campo
    - etc.
  • Finalização
    - Balanço do ano
    - Divulgação do projecto
    - Preparação da exposição final
    - Relatório final
    - Apresentação final à comunidade escolar e afins.